quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Que saudade das festas de antigamente!




Muita gente anda falando que as festas de antigamente é que eram boas. Tudo era feito em casa, pelos chegados, e hoje, já se compra tudo pronto. Mas se engana quem acha que mamães que viram noites recortando e colando adereços já não existem mais.


                                                      A mesa do bolo de antigamente. Fonte: L'avion rose decoNossas avós eram especialistas em mesas fartamente decoradas e tomadas de gostosuras. As festas sempre serviram para mostrar a abundância das famílias - até aqui nada mudou. Nossas mães aprenderam a lição e nos proporcionaram aniversários cheios de encanto e diversão. Lembro que, para minha mãe, tudo podia se transformar em enfeite, até rolinho de papel higiênico.

Rolos de papel higiênico na decoração. Fonte: Superziper

O dia da festa era, sem dúvida, o mais esperado, mas os preparativos mobilizavam toda a família dias antes, tornando toda a semana especial. No final era o bolo da vovó, os docinhos da tia, cachorros quentes da vizinha e a brincadeira por nossa conta.


Os personalizados de antigamente. Fonte: Maria Festinha Poá

Ainda hoje conheço famílias que botam a mão na massa na hora de montar as festinhas infantis. Não só para baratear, mas também para reviver toda a euforia e a bagunça da infância. Mas os tempos são outros, não há como negar, e a falta de tempo exige comprar algumas coisas já prontas.

A questão é que isso não tira o encanto de planejar uma festa especialmente para quem se ama. Nem mesmo quando você não cozinhou um doce ou pendurou qualquer balão. A magia das festas está no encontro, no compartilhamento da alegria e na certeza de que se ama e se é amado. Não importa se você trouxe presente e muito menos quanto ele custou. O que todos queremos é o abraço, o sorriso e a alegria de estarmos juntos. É isso o que nos faz sentir saudades.


0 comentários: